Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Casa da Viúva Wine Bar - Quintandona

Quintandona é uma Aldeia pertencente à freguesia de Lagares e ao concelho de Penafiel, situando-se a cerca de 30 km do Porto, e 20min de carro. A sua arquitetura é singular: as construções da aldeia utilizam três materiais diferentes: granito, xisto e lousa, que lhe conferem uma personalidade muito própria.

Lagares era a terra dos meus bisavós, mas quando se nasce e vive no Porto, acabamos, erradamente, por não dar a devida importância às nossas raízes. Creio que somos todos assim, não ligamos, até que chega um dia em que resolvemos pesquisar um pouco sobre os nossos antepassados.
Coincidentemente soube da existência desta Aldeia de Xisto recuperada em Lagares há muito pouco tempo e fiquei bastante curiosa para conhecê-la. Verdadeiramente não conheci a Aldeia em pormenor porque fui para jantar da noite já tinha caído, no entanto o wine bar Casa da Viúva encantou-me.

A Casa da Viúva, era o local da aldeia onde no passado se guardavam os cereais para o homem é o feno para os animais, como acontecia em muitas aldeias. Após a sua reabilitação mantiveram a traça original e deram lugar a este magnífico e único wine bar. Não conheço um outro local assim. Cheira e sente-se a história das gentes, da vida rural e da valorização da mesma, da genuinidade, do orgulho nos antepassados e do querer promover a terra.
Com uma decoração rustica e ao mesmo tempo de uma elegância indescritivel, 3 pisos com diferentes ambientes no que respeita à decoração, parece que estamos a subir no interior de uma árvore, como fazia o amigo do Tom Saywer :) 
Somos atendidos de forma simples, educada, profissional. Duas ou três palavras e "tiram-nos a pinta", trazendo para mesa aquilo que realmente queremos e que nem chegamos a conseguir expressar; eles percebem!

Uma tábua de queijos e presunto, broa simples e broa com enchidos, uma garrafa tinto de Quinta do Cume, do extraordinário produtor Alves de Sousa de Mesão Frio, e assim começa a viagem pelas delícias gastronomicas portuguesas.
Depois vem a tabua com um misto de petiscos, no nosso caso selecionaram o que achavam que se ajustava a duas pessoas. Divinal! Polvo em molho verde, gambas ao alhinho, pimentos padron, cogumelos com queijo gratinado, misto de espargos, cogumelos, batatas fritas e ovo estrelado, filetes, pataniscas e bolinhos de bacalhau, petingas, alheira, enrolado de novilho com bacon! Sobremesa? Nem quisemos saber!, não cabia mais nada no estômago senão um café. 
Uma delicia. Um local encantador ao qual iremos voltar em breve e o qual RECOMENDO mesmo! 
Deixo uma pequena amostra através das fotos.




















2 comentários:

  1. Que bem que estas Amiga. Fotos que apetecem. Morro de amores por lugares assim. Partilha sempre!;) Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um local girissimo. Tens de vir com tempo para conhecer estes sítios magnificos. Xi

      Eliminar