Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Livro sobre Adriano Ramos Pinto

Ontem, tal como já tinha aqui escrito, foi a apresentação do livro de Adriano Ramos Pinto na Fnac de Santa Catarina, contando com a presença de João Nicolau de Almeida, e seus autores: Graça Nicolau de Almeida e José Antonio Gonçalves Guimarães.
O livro, editado pela Casa Ramos Pinto é uma obra que pretende homenagear através do seu espólio o fundador da Casa Ramos Pinto. Tendo fundado a Casa Ramos Pinto em 1880, Adriano Ramos Pinto dedicou toda a sua vida à empresa com uma intensidade invulgar até à sua morte aos 66 anos. São cerca de 400 páginas que envolvem o leitor num mundo onde o Vinho e a Arte caminham lado a lado. Assim foi o jovem que com 21 anos fundou a sua empresa, produziu os seus vinhos e comercializou-os em todo mundo elevando a imagem do Vinho do Porto e da Casa Ramos Pinto a uma notoriedade que perdura desde então.
Como contou João Nicolau de Almeida, Adriano fez naquela altura aquilo a que hoje designamos como Marketing. Adriano viveu e conviveu com os artistas de Paris, levando para casas afamadas o seu vinho. 
Trabalhou sozinho durante 16 anos, no entanto o sucesso foi tal que fez sociedade com o irmão Antonio, que ficou a tratar da parte administrativa e financeira da Casa, permitindo que Adriano pudesse continuar o seu trabalho publicitário e comercial da Marca, fazendo parceria com Raul de Caldevilla. Adriano expandiu o seu negócio ao Brasil onde se ouvia:" vamos tomar o Porto do Adriano"!
Para que a realização deste livro se concretizasse, foram precisos vários anos de organização de todo o espólio que está conservado no arquivo do Museu Ramos Pinto em Vila Nova de Gaia. Para tal, além do trabalho de Graça Nicolau de Almeida, e o historiador Gonçalves Guimarães,  contaram com a ajuda de vários estudantes de Patrimonio Artístico e Conservação, em forma de estágio curricular, da Universidade Portucalense, tendo alguns ficado a colaborar de forma efectiva no Museu Ramos Pinto.
A Casa Ramos Pinto é das poucas que tem o arquivo organizado e posto a disposição para consulta. 
Este livro contou com o patrocínio do BPI e encontra-se à venda nas lojas Fnac.

Quem adquirir o livro, cerca de 45€, até 31/12/2013, tem a oferta de uma garrafa de Vinho do Porto Adriano Reserva, podendo ser um excelente presente de Natal. Fica a sugestão!







Sem comentários:

Enviar um comentário