Páginas

domingo, 15 de dezembro de 2013

Sobre o meu Curso de Vinho na EV

"Existe mais filosofia numa garrafa de vinho que nos livros" Pasteur

E é verdade. No fim do curso percebi que pouco ou nada percebia do assunto! Ok, é verdade que muitas vezes acerto na escolha dos vinhos porque vou lendo opiniões, ou peço conselho acerca de qual comprar, mas perceber alguma coisinha, que é a fase em eu estou - percebo qualquer coisinha!
Compreender as castas, os solos de cada região e o que é isso do terroir, dos taninos redondos, suaves, do corpo, do ser curto, médio ou longo, do doce, da acidez na língua ou nas gengivas, dos aromas primários que se ligam directamente as castas, do estágio em barricas de madeira.... Bem, um sem fim de designações e conclusões que podemos tirar acerca de um vinho sem olharmos para a marca do vinho.
Foi um curso bastante interessante e que me fará fazer um brilharetezinho num restaurante, provas de vinhos, ou convívio entre amigos.
Uma coisa tenho a certeza: muitos falam sobre vinho e pensam até que percebem muito do assunto, mas penso que não! Da minha parte, confesso que afinal sabia muito pouco ou nada sobre vinho... E o que ainda me falta aprender...




 As apreciações sobre cada prova

 Diploma do Curso

Sem comentários:

Enviar um comentário